sexta-feira, 1 de março de 2013

Recebendo a Palavra



Marcos 4:13-20 NVI  Então Yeshua lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas?  (14)  O semeador semeia a palavra.  (15)  Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.  (16)  Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.  (17)  Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.  (18)  Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra;  (19)  mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.  (20)  Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um".

É interessante dizer que muitos crentes não creem. Nem sei por que se denominam crentes. E o mais absurdo é que eles não estão lá fora no meio da multidão, mas estão dentro das igrejas. De fato, 90% dos líderes eclesiásticos não creem em mais do que 30% das escrituras (quando chega a isso), então não é difícil entender porque os seus seguidores não creem. Será por falta de ensino, será pelos enganos do mundo? Será que não entendem?

O amor de Deus por nós não é igual às leis de Deus para nós. Difícil dizer que cremos em Yeshua se não cremos na sua Palavra, afinal, ele é a própria Palavra. Então, Yeshua está ensinando aos seus discípulos sobre 4 diferente tipo de pessoas que recebem a Palavra e, mostra que apenas um desses é bem sucedido. Então, em qual grupo você quer estar? No daqueles em que a Palavra frutifica ou no dos que ouvem e esquecem a Palavra?

1.       À beira do caminho. A Palavra foi lançada, mas ficou na superfície. Você não tirou ela do nível do intelecto para o nível do coração. Logo, Satanás vem com qualquer artimanha e faz você acreditar que aquela palavra é mentira. “Conhecer” a Palavra não vai fazer a menor diferença na sua vida. A Palavra precisa entrar no teu espírito (coração). Esse tipo de pessoa que recebeu a palavra é tão superficial, que a Palavra é roubada tão logo for semeada. Ou seja, ela esquece, assim que a reunião de ensino termina. Os discípulos de Yeshua viveram uma situação dessas. Mal tinham acabado de vê-lo multiplicar pães para uma multidão, e lá estavam eles no barco discutindo por não terem levado pão para a viagem.

Hebreus 4:12 NVI  Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

2.       Terreno pedregoso. Essa é a situação de muitas pessoas, principalmente os crentes (lembre-se de que Yeshua estava pregando para os que eram já do povo ‘de Deus’). Sua vida está tão agulhada, tão dificultosa, que quando eles escutam uma palavra de fé, de ânimo, essa palavra os alivia no momento, logo se alegram e se regozijam. Mas, ai, a Palavra é posta em prova na sua vida, você não se aprofundou, não criou raízes, então, você abandona a Palavra e volta a viver no desespero em meio aos pedregulhos.

3.       Entre espinhos. O terceiro grupo é aquele que gosta de ouvir a Palavra. Eles vão a igreja buscando a Palavra. Costumam até ter um pregador predileto, alguém que é referência na sua vida. Mas não conseguem lidar com os espinhos, com as dificuldades, com anseios e preocupações da vida. Isso faz com que a Palavra não desenvolva, não cresça. Logo todas as suas preocupações e ansiedades sufocam a Palavra, impedindo que ela aja na sua vida.

Você reparou que Yeshua apresentou três tipos de pessoas que são, na sua comparação, três tipos de terrenos? Yeshua está mostrando quais tipos de solo você NÃO DEVE SER! Então, por fim, ele mostra o tipo de terreno que você tem que ser:

4.       Boa terra. Elas ouvem a palavra, aceitam a Palavra e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um. Você precisa ser a terra que OUVE, ACEITA (ou seja, acredita) e MULTIPLICA a Palavra, no mínimo trinta vezes. Esse é o tipo de discípulo do qual Yeshua se orgulha.

Se você prestar bastante atenção, vai reparar que tudo o que Deus fez ou faz é através da Palavra. Ele criou o Universo através da Palavra. Você tem o mesmo poder em você, porque o Espírito do mesmo Deus habita em você. Foi por essa razão que tudo o que disséssemos, se não duvidássemos no espírito (coração), aconteceria!

Aprenda a receber a Palavra de Deus, como ela é: PALAVRA DO DEUS VIVO! Porque ela é eficaz para aqueles que creem. Ela é eficaz para aqueles que a OUVEM e a PRATICAM!.

1 Tessalonicenses 2:13 NVI  (13)  Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

Quem só ouve a Palavra e não a pratica está se enganando.

Tiago 1:22 NVI  Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.



Pr. Alex Guedes
Comunidade Cristã Christos

2 comentários:

  1. palavra abençoada e verdadeira que Deus nos de essa fé a cada dia, e que o nosso coração seja terreno fértil e produza a cem porcento, cada palavra semeada.

    ResponderExcluir
  2. Mim chamo Pr.Cristoano Oliveira

    Saldacao
    Shalom Adonai

    Gostei muito de todos os temas. Posso usar na minha congregação estes estudos

    O senhor mim permite

    ResponderExcluir

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...