domingo, 15 de julho de 2018

Princípios de honra

Os filhos honram os pais

A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos contra irmãos. Por que isso? Ausência de honra nos Homens em relação a Deus, a sua palavra e aos outros.
A criança deve ser ensinada ainda quando pequena sobre honra. Toda criança nasce egoísta e é dever dos pais ensinar a criança no caminho que ela deve andar. Os filhos devem honrar os seus pais independente de qualquer coisa. A Bíblia diz que, quando um filho honra os pais, isso é justo diante de Deus.
Um filho rebelde está plantando coisas ruins para o seu futuro. Filhos que não honram os pais colherão muitas desonras na vida. Pois, honrar os pais é um princípio divino e existe a benção do Senhor nisso.
Muitos filhos colocam toda a sua honra no dia do velório dos seus pais. Choram muito, compram muitas flores e falam palavras bonitas. Mas, isso não é a verdadeira honra! Deve-se honrar os pais em vida, com atenção, ajuda e finanças.
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. HONRA a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”. Efésios 6:2,3
Honrar os irmãos
Se entendermos que Deus quer usar nossas vidas para promover os outros, acharemos o caminho ou a chave para o sucesso em Deus em todas as áreas. E, promover os outros irmãos está totalmente ligado a HONRA. Eu aprendi e estou aprendendo mais e mais com os meus queridos Ap. Bud Wright e Sua esposa Jan e o nosso Ap. Guto sobre HONRAR os outros. Vi o Ap. Bud e Jan, muitas vezes, felizes em ouvir seus discípulos ministrando e elogiá-los.
Eles treinaram uma grande e forte equipe para cumprirem a visão de Deus no Brasil e no mundo. Isso é lindo! Saber que pessoas estão cumprindo o chamado e plano de Deus e que homens e mulheres que sabem honrar influenciaram diretamente para o sucesso ministerial desses irmãos. Quem honra, nunca envelhece sozinho. Mas sempre tem pessoas gratas ao seu lado. Então, honre os seus irmãos em Cristo.
“Amai- vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo- vos em HONRA uns aos outros”. Romanos 12:10
“Tratai todos com HONRA, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”. 1 Pedro 2:17
 Honrar as lideranças e autoridades
Outra raiz desta palavra HONRA no grego é: “time” que quer dizer: Honra que pertence e que é mostrada a alguém. Honra que alguém tem pela posição e ofício que se mantém, respeito, consideração.
Infelizmente, tenho visto por onde passo, em todo o Brasil e exterior, muitas ovelhas que não entendem nada sobre HONRA. Lembre-se, quem exerce honra, exerce gratidão e cuidado. Mas o contrário também é verdadeiro; quem não exerce honra exerce ingratidão e descuido.
Pude ver de perto muitos pastores sofrendo na obra do Senhor com suas famílias por ausência de HONRA por parte de suas ovelhas. Na verdade, há uma mentalidade tradicional e miserável em várias denominações, de que o pastor deve viver uma vida sofrida para ser um “pastor humilde e não “escandalizar” os irmãos vivendo bem financeiramente. Sabemos que, na verdade, humildade não tem nada haver com pobreza ou falta. A humildade está no coração e não na falta de dinheiro. Jesus disse: “Sou manso e HUMILDE DE CORAÇÃO”. (Mateus 11:29) Enfim, as próprias ovelhas querem se convencer dessa mentalidade errada de que o pastor não pode ser bem sucedido.
Eu acredito que o mundo nunca vai entender isso, A igreja honrando um pastor. Para o mundo, todo pastor é “ladrão”. Todo pastor está usando ou roubando o dinheiro de suas ovelhas. Mas essa mesma ignorância mundana faz as pessoas do mundo acreditar que, por exemplo; um jogador de futebol, um piloto de formula 1, etc. podem ganhar milhões sem se escandalizarem, você entende isso?
Sei que existe erros por parte de alguns líderes em ir para o outro extremo, usurpar da igreja, viver um padrão de vida em que a igreja não pode suportar, fazendo com que a obra sofra, isto está errado! Por outro lado, não podemos crer no outro extremo, onde os pastores, que já estão no ministério com suas família, tenham que trabalhar fora porque a igreja local não tem entendimento sobre honra, tornado pesado a vida financeira do pastor. Esse pastor ficará sem tempo para estudar e orar, e trazer um alimento de qualidade para suas ovelhas. Se a igreja já pode honrar o seu líder e sua família financeiramente, é justo!
Alguns podem pensar que eu estou falando isso (escrevendo esse artigo) para a minha própria defesa (porque sou um líder de uma igreja). Mas pode ter certeza disso, a igreja que lideramos tem honra muito bem a mim e a minha família (Deus seja louvado!). Vivemos muito bem para fazermos a obra do Senhor sem peso, com tranquilidade, em paz e alegria. Tenho uma equipe ministerial extraordinária que aprendeu a HONRAR.  Mas o que estou defendendo aqui, são pastores de várias denominações, que sofrem de ingratidão dentro de suas próprias igrejas! Onde não há honra, gratidão, e consideração, não há crescimento e avanço na obra. E por isso, toda a igreja sofre por não honrar a unção que Deus colocou sobre o seu próprio líder.
Então, pense sobre isso e HONRE!
O QUE JESUS FALA SOBRE HONRA
Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam.  Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo- o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam- se nele.  Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta SEM HONRA, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. NÃO PÔDE FAZER ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo- lhes as mãos. Marcos 6:1-5
“Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta (HONRA), no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo (HONRA), no caráter de justo, receberá o galardão de justo”. Mateus 10:40,41
Ap. Eliezer Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...