quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Deus não mudou os planos para você!




"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".  Jonas 1:2 NVI

Eu não sei que tipos de pecados aconteciam em Nínive, mas a bíblia descreve que a sua maldade era tamanha que já havia chegado à presença de Adonai. Então, Deus convoca o profeta Jonas e o envia com uma missão: “advertir aquela cidade”.
A bíblia é muito clara no relato desta história e, dai podemos ver que Jonas não queria obedecer aquele chamado. Não era conveniente para ele. Era mais confortável viver da mesma forma, acostumado com o seu mundo, pregando na sua própria igreja, dando um toque aqui, uma dica ali, aquilo que ele sempre estivera acostumado a fazer, mas não encarar o desafio de um ministério muito maior, de algo tão grande e assustador. A missão de Jonas não era fácil. Ele deveria ir até mais importante cidade da Assíria e pregar contra todo o seu sistema perverso, capitalista, idolatra e etc. E ainda agravava a situação o fato de Jonas odiar os assírios.
Mas o ponto que eu quero abordar é sobre aquilo que Deus mandou Jonas fazer, então não vou me ater aos detalhes ao redor da história. O fato é que Deus tinha um propósito para aquela cidade e Jonas foi escolhido para cumpri-lo. Baseado nisso eu quero dizer algumas coisas:

1.      Deus nunca se equivoca na sua escolha. Alguns poderiam dizer que Deus poderia ter escolhido a pessoa errada. Deus não erra! Não pode errar! Ainda que Jonas tenha decidido (e você também pode) não fazer o que Adonai pediu, Ele fora a escolha devida. Então se Deus te escolheu para fazer algo que pareça aos teus olhos além das tuas possibilidades, saiba que se Ele te escolheu, Ele já te abençoou com poder e autoridade para cumprir isso. Aquele que dá a visão, também dá a provisão.

2.      Nem sempre o chamado vai respeitar seus gostos pessoais. Notoriamente Jonas não tinha zelo pelos assírios, pelo contrário, ele devia odiá-los. No entendimento de Jonas eles todos poderiam ser consumidos pelo juízo divino, pois eles não eram merecedores da misericórdia. Mesmo assim essa era a vontade de Deus para aquela cidade, que eles conhecessem a verdade e pudessem ser salvos.

3.      A vontade de Deus sempre vai ser maior do que a sua própria. Ainda que não queiramos, a vontade de Deus vai constantemente ecoar no teu coração. Constantemente o Espírito vai te relembrar. Aquilo para o qual fomos chamados para fazer vai soar como uma voz no teu interior até que você faça, ainda que você decida por medo, ou julgamento próprio, não cumprir.

4.      Quando você não cumpre aquilo para o qual Deus te chamou até aqueles que estão ao teu redor podem ser prejudicados. Foi o que aconteceu na ocasião, todas as pessoas que estavam no barco em que Jonas entrou, embora nada tivessem a ver com Jonas, começaram a sentirem os reflexos da má decisão de Jonas. E o próprio Deus apontou a eles que Jonas era o culpado de toda aquela situação.

Jonas preferiu morrer a fazer aquilo que Deus tinha solicitado. Tanto é que ele mesmo sugere ser lançado ao mar, mesmo contra a vontade dos demais tripulantes. Pois bem, ele foi engolido por um grande peixe e embora a bíblia diga que Deus fez assim, sabemos que isso tudo fora consequência da desobediência de Jonas. Se ele tivesse ido diretamente a Nínive, nada disso teria acontecido. Mas chega um ponto na vida de Jonas onde ele se arrepende e ele clama ao Senhor, já dentro do ventre do peixe, dentro do mar. E, como sempre, o Senhor o socorre! Chegou o tempo de você se render ao Senhor e buscar a sua face, pedir perdão, clamar a Ele.

Agora, o ponto chave está em Jonas 3:1-2
Jonas 3:1-2 NVI  A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:  (2)  "Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você".

Deus não mudou os planos que tinha para Jonas. Deus não mudou o seu chamado. Deus disse novamente a mesma coisa para Jonas. O chamado, aquilo que Deus entregara a ele para fazer não mudou em face dos acontecimentos. Às vezes, achamos que porque não cumprimos o chamado no passado, e porque fizemos tantas coisas que nos desviaram dele, faz com que Deus –  depois de nos arrependermos –  vai nos dar um novo chamado. Não! Aquilo que Ele te chamou para fazer continua sendo o plano do criador para você. A bíblia diz com muita clareza que Deus não muda.
Outro ponto interessante é que Jonas não podia mais perder tempo. Ele tratou de recuperar o tempo perdido. A bíblia diz que Nínive era uma cidade grande e precisava de 3 dias para percorrê-la, porém Jonas pregou a toda aquela cidade em apenas 1 dia e, por causa da obediência de Jonas uma cidade inteira foi poupada. Apressa-te a voltar para o caminho.
Tiago 1:17 NVI  Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Hebreus 13:8 NVI  Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Romanos 11:29 NVI  pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.


Pr. Alex Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...