terça-feira, 26 de julho de 2011

Busque em primeiro lugar, o Reino

Crescemos em um meio social, onde somos incentivados a disputar o tempo todo e a sermos os melhores em tudo. Fazer a melhor faculdade, ter o melhor emprego, um ótimo salário, os melhores e mais renomados cursos, um bom relacionamento, um bom carro e etc. Biblicamente, não existe nada de errado em querer ter o melhor de tudo, ao contrário, através do profeta Isaias Adonai disse: “...se quiseres e fores OBEDIENTE, vocês comerão os melhores frutos da terra” (Is. 1:19). Existe um desejo explícito de Adonai em abençoar seu povo, seus filhos. Todo Pai quer sempre dar o melhor para o seu filho. Mas diferente dos pais convencionais, nosso Pai Celeste não quer que tenhamos o melhor para sermos independentes. Muito ao contrário, Ele quer que sempre sejamos dependentes dele. No Reino de Deus, isso funciona diferente do sistema desse mundo onde vivemos. Porque quanto mais dependente do Pai, mais do melhor temos.
Isso nos leva a refletir sobre nossas prioridades. Nossos pais nos ensinam a crescer na vida. Minha mãe costumava usar muito esse termo: “você tem que ser alguém na vida”. Definitivamente EU SOU alguém na vida, porque sou tudo o que a Palavra de Adonai diz que eu sou. Mas voltando a falar sobre prioridades: Yeshua nos ensinou o contrário do que somos ensinados nesse mundo. Ele nos ensinou a buscar como PRIORIDADE ao nosso Pai Celeste e as coisas inerentes ao seu reinado, ao seu governo, ao seu REINO. Eu sempre digo: Se vamos passar a eternidade junto com o Pai, porque investimos tanto tempo nas coisas desse mundo, numa rotina de vida terrestre e não investimos com prioridade nas coisas do Reino de Deus?
Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. (Gál 6:8)
Não que não tenhamos que investir em coisas aqui, afinal, estamos aqui. Precisamos nos alimentar, nos vestir, desfrutar da vida abundante que Yeshua nos garantiu. Mas a questão é a inversão de valores. A falta de priorizar as coisas daquele que nos veste, que nos alimenta, que nos dá vida abundante. A falta de prioridade com as coisas daquele a quem chamamos “Senhor”. Ora, se não tenho sido obediente a seus mandamentos, de fato, ele não tem sido “Senhor” na minha vida. E ainda, assim, Yeshua diz que o nosso modo de viver é “priorize as coisas do Pai Celeste e Ele dará as coisas que vocês precisam para viver aqui”. Não foi isso mesmo o que aconteceu com Yeshua? Quando vocês viram Yeshua uma só vez preocupado com o que vestir, com o que comer, com onde repousar? Yeshua precisava pagar imposto e invocava dinheiro. Yeshua precisava de alimentar e multiplicava pão. Até no casamento ele providencia vinho para que os noivos não ficassem em apuros. Tudo isso porque Ele estava alinhado com a Palavra do Deus Vivo. Yeshua tinha como meta prioritária o REINO. Por esta razão, o Pai Celeste lhe providenciava tudo o que fosse necessário para a sua vida aqui na Terra.
Por diversas vezes estamos tão acometidos de afazeres desse mundo, que envolvem o trabalho, a educação dos filhos, os cursos, a escola, os deveres domésticos, as obrigações econômicas e etc., que simplesmente esquecemos que somos de outro Reino. Acabamos nos esquecendo de que somos estrangeiros aqui. Não somos desse mundo! Toda a nossa fonte de vida, a nossa fonte de sustento, a nossa fonte de alegria, a nossa satisfação, a nossa origem, está em Deus e, não aqui!
Agora, existe o contrário também: aqueles que estão alinhados com Yeshua e priorizando o Reino de Deus e, por conta disso, recebem críticas e pressões do mundo. Mas eu digo: se preocupe em agradar a Deus, não aos homens. Se você estiver obedecendo a Deus, isso é o que importa. Yeshua morreu por você. Adonai enviou seu filho por amor a você. Não é a sua faculdade, a sua escola, o seu trabalho, os seus filhos, sua casa, seu carro ou qualquer outra coisa deste mundo, que vão te garantir a vida eterna.
Lembro-me das palavras de Iyov (Jó): “nu vim para este mundo e nu voltarei” (Jó 1:21); Lembro-me também que Yeshua certa vez entrou em uma vila e foi recebido por Myriam, que assentou-se a seus pés e ficou desfrutando da presença e das palavras do mestre. Aquilo incomodou Marta, porque ela estava preocupada com a casa, com a louça, com a poeira nos móveis, com lavar o quintal. Marta foi reclamar com o mestre e recebeu uma resposta: “Marta, você está preocupada e inquieta com muitas coisas, mas nenhuma delas é a essencial. Myriam escolheu a melhor parte” Lc. 10:38-42
Amados, precisamos estar aos pés de Yeshua, ouvindo suas Palavras, desfrutando seus mandamentos. Essa é a melhor parte. Yeshua sabe que precisamos de alimento, de roupas, de bens, de amigos, de descanso e Ele mesmo nos providencia tudo o que nos é necessário. Tudo que Ele quer é que sejamos dependente dele. Tudo o que devemos fazer é priorizá-lo! Honre ao Senhor e Ele vai te honrar também.
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
(Mat 6:33)
Ou você confia 100% em Yeshua, ou não confia! Não existe 10, 15 ou 99% de confiança. Confiança é 100% ou nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...