terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resgatando o que se perde

Graça e paz, a todos

No padrão estabelecido por Yeshua, existem três passos a serem seguidos para o 'resgate' de um crente. O primeiro é (1) Tratamento particular. Você vai e conversa particularmente com a pessoa acerca da sua falta (sem exposição humilhante ou depreciatória). Há quem goste de fazer isso, parece que é uma forma de se sentir por cima da carne seca Emoticon grin (2) Tratamento coletivo. No caso do primeiro passo não surtir o efeito desejado, você leva consigo mais duas pessoas, que sejam tão idôneas e temente a Deus, para tentar resgatá-la. (3) Não surtindo efeito as duas anteriores, ai sim, você expõe o fato ao conselho eclesiástico (presbitério) e se a pessoa não ceder a decisão tomada por eles, Yeshua diz: não a considerem mais como parte dessa congregação.

"Se um crente pecar contra você, vá PARTICULARMENTE a ele e mostre onde ele errou. Se a pessoa te ouvir e reconhecer, você terá ganho essa pessoa. Mas, se você não obtiver sucesso, tome um ou dois outros com você volte até ela, para que tudo o que for dito, seja confirmado por duas ou três testemunhas. Se a pessoa ainda assim recusar a ouvir, leve o caso a igreja. Se esta pessoa rejeitar a decisão da igreja, trate-a como um pagão ou um corrupto"... Mt. 18.15-17

Quando um organismo estranho e nocivo penetra o nosso corpo, automaticamente nosso organismo tenta combatê-lo. Yeshua deseja que a igreja se posicione contra qualquer um que mesmo se dizendo crente, insista em viver em práticas não condizentes com a Palavra dEle. Isso porque basta uma laranja podre para estragar todo o saco de laranjas. Se você é essa laranja podre, permita-se ser corrigido.

Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. (1Co 5:9-11)
Reparem que Paulo não está falando sobre os não crentes, mas sim daqueles que estão nas igrejas. 
Quem está dentro e não quer se corrigir é muito mais prejudicial.

Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês. (1Co 15:33-34)
 
Então, para a nossa reflexão: temos que tentar resgatar os que se desviam da verdade, mas se eles não quiserem... temos que desapegar.
Pr. Alex Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...